6 de fevereiro de 2007

Se me contassem, não acreditaria... (X)

Meia-passagem será implantada em abril

Clique para Ampliar

Estudantes da Região Metropolitana e de sete macrorregiões poderão pagar meia nos ônibus (Foto: André Lima)

Dert promete implantar em 90 dias a meia-passagem intermunicipal, um ano após a aprovação da lei

A meia-passagem intermunicipal deve começar a beneficiar os estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza e das sete macrorregiões do Ceará no prazo de três meses, ou seja, a partir do mês de abril. Foi essa a estimativa levantada pelo Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert), na última terça-feira, em reunião com a Comissão Gestora da meia-passagem Estudantil (Cogempe).(...)

Cronograma

O encontro do Dert com a Comgempe serviu para traçar um cronograma das ações a serem desenvolvidas para a concretização do projeto. A legislação que determina a meia-passagem intermunicipal no Ceará foi aprovada em dezembro de 2005, projeto do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), na época deputado estadual. Com a medida, os gastos dos alunos que estudam em cidades diferente de onde moram, na mesma macrorregião, serão reduzidos em até 50%. (...)

Segundo o superintendente do Dert, José Maria Braga Costa, a instituição vem tentando viabilizar a meia intermunicipal há mais de um ano. "Já houve muita conversa com as entidades estudantis e empresas de ônibus. Agora estamos partindo para a execução do projeto", garante Braga Costa.

Ele afirma que a próxima fase da implantação da meia intermunicipal é a publicação, em Diário Oficial, da resolução que dispõem sobre normas e credenciamento das empresas que confeccionarão as carteiras. "A publicação só deve ocorrer dentro de 15 dias porque o Diário Oficial está um pouco atrasado", explica.

Depois disso, o passo seguinte é providenciar outra reunião com a Cogempe, gestora da Meia-Passagem, para homologar as empresas que melhor apresentarem proposta sobre o aspecto técnico. "Será definido ainda um padrão para as carteiras, que devem conter um chip interno para facilitar a fiscalização", destaca.

O superintendente ressalta que o tempo extenso, de três meses, para as carteiras chegarem aos alunos, se dá principalmente pela demora dos alunos em repassar as informações e das escolas, que levam mais tempo para encaminhar os dados para as entidades estudantis. "Isso leva tempo porque é preciso o cadastramento das escolas e dos alunos, com nome, cidade de origem, local onde estuda e fotografia", diz.

RENATA BENEVIDES
Repórter

*****

Como diz o samba da Mocidade, sonhar não custa nada - ou quase nada...

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...