28 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006 (IX)


[2] JavaGPL, originally uploaded by fgas18.

Os dez fatos de 2006

2º LUGAR: Livre... LIVRE!!!!!


2006 foi o ano da liberdade e do Web2.0. Acompanhemos:


  • Open as always, Free as never!!!
    A Sun deu uma de enrolona, escondendo o jogo. Todo muno sabe que o JVM e os DK da vida eram gratuitos para baixar, e seu uso comercial era totalmente irrestrito. Só que a JVM não era "livre" - para os leigos, não vinha com o fonte, para eventuais correções e/ou especializações de SO. Claro, existem JVM genéricas, mas não com a mesma qualidade do da Sun.
    No JavaOne, O evento da comunidade Java mundial, foi anunciado que a JVM seria aberta. E isso se concretizou. E o melhor: GPL!!! (Ah, e a foto aí em cima eu fiz no InkScape. Ficou até legalzinho, né?)
    Pra terminar a Javalização, em dezembro, Java lança a versão 6 da SDK. Vamos ver o que esta versão trará - por enquanto, estudando para a SCJP 5 !!!

  • Google Dominating
    A Google se estabeleceu como uma das mais fortes - senão a mais forte - "empresa web". Depois dos conhecidos e afamados Gmail - um dos primeiros a oferecer mais de 1GB de capacidade ao alcance de "todos" - , orkut - é minúsculo, minha gente, maiúsculo é o nome do criador - , Picasa, o excelente Google Earth e o onipotente buscador, que ganhou uma prática versão IG - entupido de Ajax, cheirando a Web2.0 - agora figura com o novo Blogger, o Google Talk integrado a Gmail e orkut - alô MSN!!! - além do GWT - Google Web Toolkit, uma ferramenta Web2.0 para desenvolvedores - , Google Reader - excelente leitor RSS - , O Google Docs and SpreadSheets - um micro Office online, Google Video, Google Code API - isso é mto legal!!! - e o YouTube, que a empresa comprou - bestinha ela né?.
    Agora em janeiro vai rolar o Google Code Jam - é, minha gente, parece que a MS ganhou concorrência!

  • Nem só de Google vive a Web2.0
    Outras empresas - conhecidas e desconhecidas - começam a integrar o grande plantel web 2.0.

    • O Yahoo! montou uma página incial até legal, mas os destaques são o Flickr (vc sabe dizer esse nome meu fi?) um álbum de fotos online comprado pela empresa, e o novo Y!Mail, parecendo muito com um cliente de email offline.

    • O Wikipedia alcançou a marca de 1 milhão de verbetes, e começa a se Web2.0isar - nossa, a língua portuguesa agradece...

    • Outros bons sites são o Digg - site de notícias, o Del.ici.ous - pra vc guardar seus favoritos, o MSN Spaces - eh, a Microsoft tb trabalha fio!, entre outros.

    • Esse será um fenômeno importante nos próximos anos, e já começou. Existe té um BD online e um SO inteiramente web!!!


  • Atenção a essa notícia...
    Essa é recente, mas pode ser um marco na história recente da Informática.
    Tivemos muitas batalhas entre empresas este ano (Vide Intel x AMD no quesito chips de multiplas cabeças), e alianças (Vide Boot Camp, pra rodar Windows num Mac, aliás, esse Mac Mini é um sonho, hein?). A aliança mais estranhada é a da Micro$oft e a Novell - pra quem não sabe, a Novell comprou o Suse Linux - um dos melhores, depois do Debian , é claro :p
    Podemos ver Microsoft trabalhando com Linux - sei não, mas o Ballmer já encrencou, dizendo que o Linux tá cheio de produtos patenteados não devidamente remunerados - não remunerados, se posso dizer... A IBM - parceiraça do Linux - entrou na briga. Vamos ver o que acontece... Ah, e lai vem finalmente o Windows Vista... Esse acho que não compro nem a prazo - trocadilho horrível esse...


  • Computador Para Todos
    Pra encerrar esse post, queria falar do bem bolado projeto "Computador para Todos", que diminui impostos de empresas que produzem PCs livres completamente ou parcialmente - as configurações do PC devem ser suficentes para que o usuário se liberte. Isso fez com que o preço de PCs com Linux - e alguns notebooks, que não são agraciados diretamente com o projeto - ficasse a preços inacreditáveis, se nesse PC rodasse Windows.
    Aqui no Maraca, por exemplo, já vejo pulular Lan Houses completamente pinguinizadas. Isso é muito bom! Aliás, em matéria de Software Livre, o governo federal deu um show. No III FCSL - da Unifor, foi apresentado um levantamento preliminar desses 4 anos de governo e se viu que estamos andando bem em busca de libertar o Brasil!! hehe


Tá cabando negada, ainda falta um...

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...