8 de março de 2007

Grandes Filhas da mãe da Humanidade (IV)



Maria da Penha

Pense rápido: Que dia é hoje?
Se vc for homem, tiver namorada e demorou mais de 3 segundos para responder essa pergunta, espero que ela nem nenhuma mulher esteja aí perto de vc...

Bem, o Dia Internacional da Mulher é, obviamente, uma festividade mundial (dãa), que surgiu como uma homenagem ao que ocorreu no fatídico - mas redentor - dia 8 de março de 1857 - É impressão minha ou faz 150 anos, hein?? Neste dia, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Pense bem: se movimento de greve já deixa os "grandão" com raiva nos dias de hj, imagine há 150 anos atrás? E com mulheres no comando então?

A manifestação das operárias foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a essas mulheres. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ou seja, hj não é um dia somente para comemorar que mulheres existem (Êeeeeeee!!!!! XD), mas lembrar que elas também fazem parte da nossa história, construiram a nossa sociedade também, "fazem a roda girar"e, por isso, merecem nosso respeito.

E como uma homenagem a todas as mulheres, vamos ver a história dessa Grande Filha da Mãe da Humanidade Feminina, Maria da Penha.

A biofarmacêutica Maria da Penha Maia é cearense (arretada!!!! Isso muito me orgulha e a todos os cerarenses), lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado. Ela virou símbolo contra a violência doméstica.

Em 1983, o marido de Maria da Penha Maia, o professor universitário Marco Antonio Herredia, tentou matá-la duas vezes. Na ocasião, ela tinha 38 anos e três filhas, entre 6 e 2 anos de idade.
A investigação começou em junho do mesmo ano, mas a denúncia só foi apresentada ao Ministério Público Estadual em setembro de 1984. Oito anos depois, Herredia foi condenado a oito anos de prisão, mas usou de recursos jurídicos para protelar o cumprimento da pena.

O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou, pela primeira vez, a denúncia de um crime de violência doméstica. Herredia foi preso em 28 de outubro de 2002 e cumpriu dois anos de prisão. Hoje, está em liberdade.

Por causa desta e de outras tristes histórias, o Governo Federal aprovou em outubro a Lei que reprime bem mais o criminoso agressor, que pagará criminalmente seu delito (não com quilinhos de alimentos). Um pirulito do zorro pra quem adivinhar como a lei é conhecida hj!!!

Bem, acho que estiquei no post hj :D mas acho que é merecido. Enfim, Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres que eu conheço e que visitam hj este blog...

[]´s e :* (não necessariamente nessa mesma ordem...)

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...